terça-feira, 13 de abril de 2010

Os vulcões

Vulcão: abertura na uperfície terrestre que estabelece a ligação entre o interior e o exterior da terra, através da qual é libertada da matéria (magma) e energia (calor).

Magma: rocha fundida de composição silicatada, contituída por substâncias sólidas, liquidas e gasosas.

Lava: Magma desprovido (sem) de gases.


Matérias expelidas (libertadas) pelos vulcões
Sólido- Piroclastos - De acordo com o tamanho, os piroclastos classificam-se em:
  • os mais pequenos: cinzas vulcânicas;
  • tamanho intermédio: lapilli;
  • os maiores: bombas vulcanicas.

Liquido- Lava

Gasoso- Vapor de água, dioxido de carbono, azoto, hidrogénio e dioxido de enxofre

Eropção explosiva

Exclusiva- Cone piroclastos, sendo alto e de vertentes íngremes.

Efusiva- Cone de lava, sendo, em geral, baixo e de vertentes suaves.

Mista- Cone misto, resultante da acumulação de lavas e de materiais piroclásticos.

Resumos feitos na aula de Ciencias Naturais

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estudo dos fundos oceânicos




Os equipamentos (sonares) emitiam ondas sonoras que chocavam com o fundo oceânico e regressavam ao navio, fornecendo informações sobre a profundidade a que se encontrava o fundo.






terça-feira, 6 de abril de 2010

Limites entre placas tectónicas

Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. Atualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectónica de placas, as placas tectónicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas.

Deriva continental e tectónica de placas


A ideia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, eles propuseram a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
A hipótese da deriva continental tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria da tectônica de placas. Este artigo trata do desenvolvimento da teoria da deriva continental antes de 1950.

Extinção dos dinossáurios


Há 65 milhões de anos atrás, no final do período Cretáceo, uma grande parte das famílias de plantas e animais foram, subitamente, extintos na Terra.

O que aconteceu?
Algo aconteceu de modo súbito. Não foi apenas um fato isolado que determinou que grandes espécies de animais e de plantes terminassem abruptamente o seu ciclo de vida. A extinção de todos os animais terrestres com mais de 25 quilogramas, bem como vários outros organismos menores.

http://www.on.br/glossario/alfabeto/d/dinossauro.html

Transgressões e regressões marinhas

A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direcção a orla superior do solo, resultando em inundações. O oposto da transgressão marinha é a regressão marinha em que o nível do mar diminui em relação à terra e expõe fundo do mar anterior.

http://pt.wikipedia.org

sexta-feira, 26 de março de 2010

Correcção do 2º teste de avaliação do 2º Período

1.
1.1- Alfred Wegener.

1.2- 1- Pangea;
2- Pantalassa.

1.3- A teoria representada é a teoria da deriva dos continentes à cerca 250 M.a estiveram juntos, formados um único continente a pangea e em único oceano, a pantalassa posteriormente separaram-se.

2.
2.1- Morfológicos
Litológicos
Paleontológicos
Paleoclimáticos

2.2- Não foi aceite uma vez que Wegener não conceguiu explicar o mecanismo que levou à separação dos continentes.

3.
3.1- A- Plataforma Continental;
B- Talude Continental;
C- Planicie Abissal;
D- Rifte;
E- Dorsal Médio;
F- Fossa Oceânica.

3.2- A- F;E
B- D;C
C- D
D- F
E- F
F- D

3.3-
3.3.1- I- 20 M.a;
II- 60 M.a;
II- 80 M.a.

3.3.2- Junto ao rifte forma-se crosta oceânica nova que vai empurrar a mais velha para a fossa.

4.
4.1- a) Divergente;
b) Convergente.

4.2- a) Placa euro-asiática e Placa-australiana;
b) Placa norte-americana e Placa-asiática;
c) Placa euro-asiática e Placa-australiana.

4.3- Placa pacífica e Placa norte-americana.

4.5- As placas litosféricas deslocam-se devido ao facto de constituirem a litosfera que está assente numa camada pouco rígida e plástica, a astenosfera. Esta recebe calor proveniente do núcleo externo através das correntes de convecção formando bolsadas de magma que aliméntam os riftes. Estes por sua vez ao formarem crosta oceânica nova, obrigam a mais antiga a deslocar-se em direcção às fossas. Este movimento faz que as placas litosféricas deslizem sobre a astenosfera.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Correcção do 1º teste de avaliação do 2ºPeríodo

1.
Era Geológica
...Mesozóico
...Paleozóico
...Mesozóico
...Paleozóico
...Cenozóico
...Paleozóico


2.
2.1- Extinção dos dinossauros;
Aparecida mentos trilobites, plantas, peixes,
arfíbios e répteis.



2.2- O aparecimento do Homem é um acontecimento que marcou a Era Cenozóica e os dinossauros existiram muito antes, na Era Mesozóica. Deste modo não foi possível a sua convivência.


4.
4.1- D - Restos ou vestígios da actvidade de seres vivos que ficaram preservados nas rochas.

4.2- Um fóssil forma-se através do processo de fossilização pode ser mineralizado, mumificado, incarbonizado, moldado ou então deixando a sua marca ou impressão. Para que se forme um fóssil é necessário que seja rapidamente coberto por sedimentos finos, para ficar protegido do contacto com os seres vivos decompositores, com a águia e o ar. Um factor muito importante para que haja fossilização é o tempo, pois o fóssil demora muito tempo a formar-se.


.....................................................................................

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Importantes acontecimentos que marcam a vida na Terra




Os grandes acontecimentos da história da Terra estão registados nas rochas. Ao estudar as rochas e os fósseis, os geólogos podem conhecer a história das mudanças ambientais que ocorreram na Terra e compreender a evolução dos seres vivos, bem como o desaparecimento total ou parcial de espécies.
O tempo geológico está relacionado com os grandes acontecimentos da história da Terra, desde a sua origem até à actualidade.
O tempo geológico está dividido em etapas, formando a escala do tempo geológico - um calendário da história geológica da Terra. Cada intervalo de tempo nesta escala está relacionado com um conjunto correspondente de rochas, fósseis e acontecimentos geológicos. A escala está dividida em etapas foram divididas em Eras, por sua vez divididas em Períodos.

Como evoluiu a vida na Era Paleozóica?
A etapa mais longa da história da Terra, desde a sua formação até há 550 milhões de anos, denomina-se Pré-Câmbrico. Os primeiros fósseis que se conhecem têm cerca de 3,5mil milhões de anos e parecem ser antigas cianobactérias. Estes seres vivos muito simples terão formado colónias e evoluído para células eucarióticas.
Durante o Pré-Câmbrico evoluíram algas fotossintéticas que enriqueceram em oxigénio os mares e a atmosfera. Este foi o acontecimento biológico mais importante a seguir à origem da vida. A evolução seguiu o seu percurso e desenvolveram-se os primeiros seres vivos pluricelulares a partir dos eucariontes.
Durante a Era Paleozóica desenvolveu-se uma grande diversidade de fauna e flora. Surgiram os primeiros Peixes, Anfíbios e Répteis. Iniciou-se a colonização dos ambientes húmidos da Terra por plantas semelhantes a musgos. À medida que ocorria a evolução biológica, algumas formas extinguiram-se, como aconteceu com as trilobites e outros organismos marinhos.
O final da Era Paleozóica foi marcado por uma extinção em massa de muitos seres vivos aquáticos e terrestres.

Mesozóico- a Era dos grandes répteis
Após a extinção em massa do final do Paleozóico, seguiu-se a era Mesozóica, durante a qual a Terra voltou lentamente a enriquecer em vida. As florestas de fetos foram sendo substituídas por florestas de árvores com pinhas. No final desta Era surgiram as plantas com flor.
O clima era quente e nos lares abundavam amonites que se extinguiram no final do Mesozóico, juntamente com os grandes répteis e a maioria das outras espécies.
Seguiu-se a Era Cenozóico, durante a qual evoluíram os mamíferos. No início desta Era ocorreu a explosão da biodiversidade das plantas com flor, que ocuparam numerosos ambientes evoluíram até às formas actuais. Desenvolveram-se ecossistemas com plantas herbáceas, como savanas e pradarias. Os répteis encontram-se representados pelos lagartos, crocodilos, tartarugas e serpentes.
As grandes etapas da história da Terra têm sido marcadas por extinções em massa. Foi o que aconteceu com as trilobites, no final do Paleozóico, e com os dinossauros, no final do Mesozóico.

Esta informação foi tirada do site: cienciasnaturais7b.blogspot.com

Grandes etapas da história da Terra

A Terra teve várias Eras e Periodos. Em cada Era haviam Períodos. Na Era do Paleozóico houve os Periodos Câmbrico, Ordóvicio, Silúrico, Devónico, Carbonífero e Pérmico, na Era do Mesozóico houve os Periodos Triásico, Jurassico e Crestácio, na Era do Cenozóico houve os Periodos Paleogénico e Neogénico e finalmente a Era do Pré-Câmbrico que não teve Periodos
Mas porque passou de uma Era para a outra. Passou do Pré-Câmbrico para o Paleózóico porque no ínicio do Paleozóico apareceram os primeiros corais e tilobites. Passou do Paleozóico para o Mesozóico porque foi no ínicio do Mesozóico que apareceram os Dinaussauros. E passou do Mesozóico para o Cenozóico porque foi ai o fim das amonites e dos dinaussauros.

Fósseis e a sua importância para a reconstituição da história da Terra



Este vidio foi tirado do site: http://www.slideshare.net/ilopes1969/os-fsseis-e-a-histria-da-terra

Seguidores